terça-feira, 26 de maio de 2009

Faça o que digo, não o que faço


É fácil se escandalizar com os grandes acontecimentos corruptos, no entanto, é difícil enxergar que um grande corrupto não surge repentinamente no topo de um pedestal, mas trilha um caminho até lá.
Tal caminho se assemelha à formação acadêmica: primeiro reconhece-se símbolos, ícones, letras, para depois formar-se palavras, depois frases e então textos.
Um corrupto começa com pequenos desrespeitos à ética e, explora cuidadosamente o caminho que vê como possível a se trilhar. Dessa forma, percebe-se a amplitude da importância da educação e da ética.
Não significa, porém, que todas as pessoas que furam filas ou pagam propina, por exemplo, tornar-se-ão Renans Calheiros, no entanto, suas ações destituem-nas do direito de reclamar de tais feitores.
Enquanto o esperto for o que economiza tempo furando uma fila, dinheiro sonegando impostos ou fazendo os chamados "gatos", também o se-los-ão políticos que constroem castelos com dinheiro de impostos, que têm contas na Suíça, que "roubam, mas fazem"
Se essa realmente for a esperteza, é melhor que haja uma nação de burros honestos. Chega de Robin Hoods às avessas, mas chega também de espertos egoístas e aproveitadores.
"Proletariados de todo o mundo, uni-vos" é a frase, pois vem bem a calhar: "Éticos de todos o mundo, uni-vos", e construam o novo a partir das gerações que são iniciadas agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário