terça-feira, 21 de abril de 2009

200 anos de Charles Darwin

Vamos pensar nos seguintes casos:
Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 pessoas e matando 1?
( ) mudaria
( ) Não mudaria

Imagine a mesma situação anterior porém agora com uma diferença existe apenas uma linha, e o trem pode apenas ser parado empurrando um objeto pesado em sua frente. Uma pessoa com uma mochila muito grande está ao lado da ferrovia. Se você empurrá-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Você empurraria o homem da mochila para a linha?
( ) Empurraria
( ) Não empurraria

Pois bem, qual você alternativa você escolheria? É provável que tenha escolhido respostas diferentes para cada teste. Mas há diferença entre um teste e outro? Não há, são testes iguais, você precisa sacrificar uma para salvar 5.
O sentimento de culpa falaria que o sentimento de ter cometido um crime no primeiro teste seria menor comparado ao segundo teste, pois empurrar uma pessoa em um trilho acaba sendo mais cruel na sociedade em que nós vivemos.
O homem continua sendo um animal, que é controlado pelos seus desejos e instintos, por que agora não mostra o seu natural?
Vivemos a base de antropofagia, e carnificina, acredito que apenas mascaramos o que somos, temos medo de ser rotulado pelas outras pessoas de animal ou que as pessoas acreditem que temos uma doença mental. Essa sociedade hipócrita só mostra o quanto há uma ideologia estampada na cara de cada cidadão, que esconde o quanto somos canibais.
Parabéns Charles Darwin pelos seus 200 aninhos.

5 comentários:

  1. Acredito sim, essa sociedade hipócrita, e esse post também. Poderiamos supor inúmeros testes, trocando a pessoa da mochila por um parente querido e as 5 pessoas sendo crianças. Qual seria a sua opção? São regras de uma sociedade, são contradições do sistema e de alguma forma você está inserido nele. O que você vai fazer para mudá-lo?
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Sim, tudo isso que você falou é verdade, porém você deturpou o sentido do texto, não era esse foco que eu pensei quando escrevi esse texto.
    E além disso, em nenhum momento eu disse que não estava nesse sistema também, todos nós estamos. Porém há aqueles que entendem do sistema e há aqueles que não entendem.
    E além disso, em nenhum momento eu disse que quero mudar esse sistema, só porque eu o critiquei não quer dizer que eu quero mudá-lo.
    O meu Foco foi de que como se sabe para aqueles mais cultos, eu quis usar a teoria do mais forte sobrevive nesse texto, por isso no sistema aquele que o entende sai ganhando daquele que não entende.

    ResponderExcluir
  3. Existe uma possibilidade oculta no meio disso tudo: Avisar o homem da bolsa grande, e ele joga apenas a bolsa. Jogar a bolsa com o homem junto é uma questão de maldade, não é realmente necessário.
    E para a sociedade, matar um homem de um jeito ou de outro é errado, mas dependendo de quem for que estiver morrendo a atitude torna-se mais errada ainda, Mesmo levando em conta que somos todos iguais, mas a morte do presidente causará mais o que falar do que a morte de um homem na estação de trem.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que isso acontece pois a inferencia de pessoas geradoras de capital, que contribuem para esse e fazem a economia girar mais intensamente é diferente de civis comuns. A morte teria maior ou menor polêmica devido a quem morreu. Se é parente ou não, aparecerá no " Datena " de qualquer forma, mas somente se for alguma " autoridade " que tal caso poderá correr jornais mais fidedignos.

    ResponderExcluir
  5. "só porque eu o critiquei não quer dizer que eu quero mudá-lo."

    Qual seria a graça de critica-lo então?
    Chamou-me de "não culta"?

    Vale ressaltar que cada qual tem uma interpretação, tudo depende de um ponto de vista, dica!
    Foi apenas um comentário de que: do emsmo jeito que a sociedade é hipócrita, você também é, assim como a maioria é!
    ps: isso não é um ataque pessoal, fato!

    ResponderExcluir